A Asus lançou hoje em São Paulo dois novos aparelhos com preços populares: o Zenfone Go, um smartphone de entrada que se propõe a ser o sucessor do ZenFone 5, e o Asus Live, um aparelho que, embora tenha configurações modestas, é capaz de sintonizar TV digital de alta resolução. Os modelos custam R$ 799 e R$ 849, respectivamente.

Os dois aparelhos, se comparados ao último lançamento da Asus no Brasil – o Zenfone 2 -, chegam com configurações modestas. O Zenfone Go tem 2 GB de memória RAM, processador MediaTek quad-core de 1,3GHz e armazenamento interno de 16 GB. Aliás, a Asus aproveitou a ocasião para anunciar que vai encerrar a produção de celulares com apenas 8 GB de armazenamento interno. 

publicidade

Zenfone Go: mais autonomia, sem 4G

É interessante notar que o Zenfone 5, que alavancou o nome da Asus no mercado brasileiro com um bom custo-benefício, usava um processador Intel Atom, enquanto a nova geração utiliza um chip MediaTek, o que pode fazer alguma diferença.

publicidade

O Zenfone Go lançado hoje tem tela IPS de 5 polegadas, com resolução de 1280 x 720. Sua bateria é de apenas 2.070 mAH e existem dois slots para cartão SIM. Chama a atenção, no entanto, o fato de que nenhum deles suporta a tecnologia 4G.

Com bordas mais finas, o aparelho pesa 10 gramas a menos que o Zenfone 5 (135 gramas no total). Uma diferença importante pode estar na bateria: a Asus garante que ela agora dura duas vezes mais. A câmera oferece 8 megapixels e tem rendimento mediano, um padrão que parece ter se tornado quase norma entre os aparelhos mais baratos.

publicidade

O Zenfone Go chega às prateleiras brasileiras em cinco cores: preto, vermelho, dourado, azul e branco.

Reprodução

publicidade

Asus Live: TV digital é destaque

O outro aparelho lançado hoje responde pelo nome de Asus Live. Apesar do nome diferente, a configuração é exatamente a mesma do Zenfone Go – a diferença está no design. E essa foi a explicação dada pela Asus pelo fato de ele não ser chamado de Zenfone, como o resto da linha.

Outro destaque é capacidade de sintonizar canais HD no sistema de TV digital full-seg, ou seja, exatamente como nos televisores com sintonizadores de TV digital integrados (em geral, os smartphones que exibem TV digital o fazem no padrão 1 seg, uma versão compactada do sinal). Completando o pacote de TV, com o Asus Live é possível gravar programas e há até um controle voltado aos pais que precisam limitar o que os filhos podem assistir.

Segundo a Asus, esse aparelho foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil, atendendo a pedidos de consumidores nacionais – como os botões físicos na parte da frente do aparelho, que foram suprimidos.

Os dois aparelhos são fabricados no Brasil, o que ajuda explicar os preços mais baixos. Ambos já estão disponíveis a partir de hoje nas principais lojas online e físicas do país.