Pesquisadores do MIT desenvolveram um software que pode acelerar a preparação de uma cirurgia cardíaca.
Antes de realizarem uma operação do tipo, os médicos precisam saber exatamente como é o coração do paciente. Para isso, o paciente realiza uma tomografia computadorizada, que depois é convertida em uma imagem em 3D. O processo é longo e costuma durar mais de 8 horas, já que os médicos devem dividir o órgão em pedaços -cerca de 150 – e criar “bordas” de profundidade.

O novo algoritmo criado pelos pesquisadores pode converter o coração em uma imagem em 3D em uma hora e em um modelo físico, impresso, em três horas.

publicidade

Para usar o programa, o médico deve dividir a imagem do coração em apenas 10 pedaços. O software faz o resto do trabalho. Se preferirem, os doutores podem escolher versões físicas ou hologramas.

Reprodução

publicidade

“Esse tipo de imagem pode ser difícil de construir. O algoritmo ajuda a preencher as lacunas”, explica Danielle Pace, uma das pessoas responsáveis pelo projeto.

Em testes realizados pelo MIT, o algoritmo foi capaz de criar uma imagem com 90% de precisão. Para a próxima etapa, cirurgiões do Hospital Infantil de Boston testarão os modelos em procedimentos que realizarão.

publicidade

Via BusinessInsider