A Sony anunciou hoje que sua divisão de semicondutores, responsável pela fabricação dos sensores de imagem de iPhones e outros dispositivos, como o Galaxy S6, se tornará uma nova empresa, separada do resto do grupo. A nova empresa se chamará Sony Semiconductor Solutions Corporation, e deve começar a operar em abril de 2016.

A decisão, segundo a empresa, tem como objetivo “permitir que cada um dos três negócios princiáis desse segmento, os negócios de bateria, semicondutores e de mídias de armazenamento, possam se adaptar mais rapidamente a seus respectivos mercados”. Em outras palavras, a alteração pretende dar mais autonomia a esse setor da empresa.

Outro motivo citado pela empresa para a reestruturação é que isso permitirá “garantir responsabilidade e prestação de contas da perspectiva dos investidores”. Ou seja, os acionistas da empresa terão mais clareza sobre quais negócios estão gerando maior retorno de seus investimentos.

A divisão da Sony responsável pelos sensores de imagem é uma das que vêm contrabalanceando uma série de prejuízos que a empresa tem em outras áreas. De acordoo com a Reuters, a empresa japonesa pretende expandir seu negócio de sensores para produtos relacionados a automóveis inteligentes, que estão ganhando funcionalidades de segurança baseadas em sensores.