Em meio à polêmica envolvendo a censura de fotos exibindo mamilos femininos no Instagram, o cofundador da rede social, Kevin Systrom, revelou que uma versão do aplicativo exclusiva para adultos chegou a ser discutida pela equipe de desenvolvimento.

O comentário foi feito durante um evento da revista de moda e comportamento Vanity Fair, nos Estados Unidos. Em um debate que reuniu Systrom e Katie Couric, editora do Yahoo, a conversa acabou chegando ao tópico “nudez”. Foi quando a jornalista questionou o criador do Instagram sobre a possibilidade de uma versão só para maiores de 18 anos.

“Houve algumas conversas”, disse Systrom, admitindo que o assunto acabava sem conclusão já que é difícil determinar “quem decide o que é proibido para menores”. “Não estamos no negócio de hospedar pornografia. Nosso foco é em permitir que as pessoas se expressem de maneiras bonitas”, acrescentou.

A rede social permite a publicação de fotos mostrando homens sem camisa, mas não mulheres, o que motivou diversos movimentos de usuários contra essa suposta misoginia do Instagram. O próprio Systrom esclareceu anteriormente que a empresa não impede a postagem de fotos contendo nudez, mas não explicou por quê, afinal, muitas dessas imagens são removidas.

publicidade

Mais recentemente, o CEO revelou que a política do Instagram teve que ser adaptada aos termos de uso da loja de aplicativos da Apple no iOS, e que, por isso, imagens de mamilos femininos tornariam o conteúdo do app desaconselhável para todos os públicos.

Na ocasião, Systrom disse que a rede social está comprometida com a liberdade de expressão, incluindo o nu artístico. Vale lembrar que o Instagram não censura todos os mamilos femininos. Partes do corpo com cicatrizes pós-mastectomia e fotos de mães amamentando, por exemplo, são permitidas.

Via Mashable