Veículos e Tecnologia

Testes podem reduzir chances de atropelamentos por carros autônomos

Nos últimos anos, diversas empresas de tecnologia estão desenvolvendo tecnologias de autocondução, com o objetivo de tornar a vida das pessoas mais fácil e segura. Apesar de os sistemas serem pensados para agir da mesma maneira como um bom motorista faz, ainda há uma série de dúvidas sobre a capacidade das máquinas. Por enquanto, as respostas são apenas teóricas.

Para ajudar a solucionar as dúvidas, o prefessor da Universidade de Stanford, Chris Gerdes, quer realizar um experimento para mostrar quais decisões um sistema tomaria em caso de necessidade.

Os testes verificam qual a atitude de um veículo autônomo em uma estrada simulada ao se deparar com um barril ou uma série de cones, simulando uma ou mais pessoas paradas no caminho, e uma estrada onde não é permitido trocar de faixa rapidamente. Se para um ser humano a decisão parece óbvia, para o sistema pode ser algo mais difícil de decidir.

Em testes realizados por Gerdes, o veículo foi capaz de tomar a decisão mais rapidamente do que um motorista amador. Os atropelamentos podem em breve se tornar um problema para as empresas responsáveis pelos veículos autônomos. Treinar o sistema para ocasiões como essa pode reduzir as chances de morte de pessoas por erros do algoritmo.

Via Engadget 

Esta post foi modificado pela última vez em 13 de outubro de 2015 20:50

Compartilhar
Publicado por
Redação