A empresa de segurança ESET descobriu um novo golpe que está sendo usado aqui no Brasil para roubar dados por meio do WhatsApp. Dessa vez, o nome do McDonalds foi usado para mandar as mensagens para os usuários do aplicativo, sob o pretexto de um grande desconto.

Nessas mensagens, aparece um convite para participar de uma pesquisa que tem como recompensa um cupom no valor de R$ 500 para ser usado na loja do McDonalds mais próxima da sua casa. Quando a vítima clica no link que aparece na mensagem, ela é redirecionada para uma página em que tem que responder quatro questões.

Quando as perguntas são respondidas, aparece uma mensagem que pede o seu endereço de e-mail e que ela compartilhe a “pesquisa” com mais 10 contatos do WhatsApp, para que possa receber o prêmio. Isso faz com que o golpe tenha maior alcance e que as próximas pessoas a cairem nele desconfiem ainda menos.

Um diferencial do golpe, que faz com que a pessoa realmente acredite que pode ganhar o desconto na loja da rede de fast food mais próxima é o uso da ferramenta de geolocalização. Com o IP do smartphone, os criminosos conseguem a localização dela e o McDonalds mais próximo.

publicidade

Como não cair?

Essa não é a primeira vez que o nome de grandes empresas é usado para aplicar um golpe do tipo, já tendo sido usado com o Starbucks e a rede Extra. De acordo com Camillo Di Jorge, da ESET Brasil, “os cibercriminosos se aproveitam da relação de confiança que algumas marcas famosas possuem para enganar os usuários e roubar informações. Além disso, a alta popularidade do WhatsApp faz com que esse tipo de serviço vire alvo de crimes virtuais”.

Ele também afirma que esses golpes estão cada vez mais aperfeiçoados, portanto é importante que se tenha sempre um pé atrás com esse tipo de promoção. Entre as dicas dadas para não cair no golpe, estão: não fornecer informações pessoais se a fonte não for confiável; não compartilhar algo que pareça suspeito e não instalar apps em seu smartphones que não sejam oficiais.