EnglishPortugueseSpanish

Pesquisadores da Universidade de Stanford, do Instituto Max Planck de Informática e da Universidade de Erlangen-Nuremberg, em parceria, criaram um sistema de vídeo que transfere instantaneamente as expressões faciais de um usuário para outro rosto capturado.

O software de transformação de vídeo transfere as expressões do rosto de um usuário A para a imagem do rosto de outro usuário B, efetivamente permitindo que o usuário A controle o rosto do usuário B. O vídeo abaixo, que mostra o programa em funcionamento, foi publicado junto com um artigo intitulado “Real Time Expression Transfer for Facial Reenactment”, que pode ser acessado aqui.

publicidade

No vídeo, as expressões faciais realizadas pelo ator à direita são transmitidas para a imagem do outro ator, à esquerda:

Para funcionar completamente, o sistema precisa de um computador e uma câmera de profundidade (estilo Kinect) para cada uma das pessoas. A câmeras capturam em tempo real os rostos das duas pessoas e criam modelos paramétricos de cada um dos rostos, para depois transferir os movimentos de um deles para o outro.

O programa ainda utiliza texturas pré-renderizadas para simular os dentes e o interior da boca da imagem resultante, uma vez que a câmera não consegue captar essa parte do rosto. É necessário que as câmeras sejam calibradas para ambos os rostos antes que a “transferência facial” comece.

publicidade

De acordo com os pesquisadores, a transferência de expressões funciona mesmo entre atores com gêneros diferentes, ou mesmo em situações nas quais a iluminação dos usuários seja diferente, e mesmo que ela mude durante o processo.