Aqui no Brasil, os cartões de crédito e débito que usam chips no lugar de uma fita magnética para realizar transações já são bastante comuns, mas em alguns locais a transição para a tecnologia ainda está se realizando, como é o caso de alguns países europeus.

Apesar de serem mais seguros, os cartões com chip não estão imunes a ataques e fraudes. Um vídeo feito pelo professor Ross Anderson, do Laboratório de Informática da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostra como é simples comprometer o sistema, que à primeira vista parece muito mais difícil de burlar do que os modelos antigos.

publicidade

“Os criminosos são inteligentes e têm encontrado muitas maneiras de burlar as dificuldades. Se você é um deles, não se preocupe: há diversas maneiras fáceis de obter resultados”, explica Anderson.

A tecnologia, chamada ‘chip & pin’ (porque funciona mediante reconhecimento do cartão e autorização do usuário mediante senha) não é infalível: no vídeo, o professor mostra que os criminosos podem adicionar à máquina que passa o cartão algum tipo de dispositivo que intercepta as informações e o código e até impedir que ele seja solicitado. Confira:  

publicidade


Via Gizmodo