De acordo com uma matéria do Wall Street Journal, a Nintendo começou a enviar kits de desenvolvimento de se novo sistema, o Nintendo NX, para produtores de jogos. Segundo a matéria, a novidade combinará, de alguma maneira, console e sistema portátil.

Segundo a matéria, “o formato exato do hardware do NX ainda não está claro. Pessoas familiares com os planos de desenvolvimento disseram que a Nintendo provavelmente incluiria tanto um console quanto pelo menos uma unidade portátil que poderia ser usada ou com o console ou levada para uso separado.”

publicidade

Ainda segundo a matéria, a Nintendo informou que equiparia o NX com processadores de ponta, “após críticas segundo as quais as capacidades do Wii U não se igualavam às de seus concorrentes”. A nota informa também que o console provavelmente será revelado apenas no ano que vem, e lançado no final de 2016.

Estratégia

publicidade

A Nintendo quase sempre operou seus jogos em duas frentes separadas: consoles domésticos e dispositivos portáteis. Com o Wii U, no entanto, a empresa parece ter dado um primeiro passo no sentido de fundir as duas experiências, já que o controle do sistema possui uma tela que pode ser usada independentemente para executar os jogos remotamente.

A empresa já havia discutido utilizar um mesmo sistema operacional para um console e para um portátil, o que pode ter sido um dos motivos que fizeram surgir rumores de que seu próximo console rodaria Android. A Nintendo, contudo, já desmentiu esses rumores.

publicidade

Por ora, no entanto, ainda não está claro se o NX será um console com um controle separado (como o Wii U), um combo de console + portátil ou, ainda, uma espéie de plataforma ou sistema operacional que pode ter diversos dispositivos diferentes associados.