O Facebook quer dominar a internet. A rede social mais popular do mundo atingiu recentemente o número de 1,5 bilhão de visitas diárias, mas parece que Zuckerberg não quer parar por aí. A ideia é tornar a rede social um ecossistema que ofereça ao usuário tudo o que ele precisa, sem que seja necessário sair da página. Na prática, isso significa mais usuários, mais acessos e, é claro, mais dinheiro de anunciantes.

Confira 20 recursos que podem tornar o Facebook “a nova internet”:

 Vídeos Relacionados
 Reprodução

Depois de assistir a algum vídeo específico, o usuário vai encontrar uma série de recomendações de vídeos relacionados. Basta deslizar a tela para baixo para ver a lista completa.

Vídeos em ‘picture-in-picture’

A rede social está testando um recurso que permite ‘encolher’ o vídeo e continuar navegando pelo Feed de Notícias.

publicidade

Artigos Instantâneos

Exibir as notícias dentro da plataforma elimina o risco o usuário sair da rede ao clicar em um link. Carregando as informações direto da página do Facebook faz com que a empresa mantenha os usuários dentro da plataforma.

Anúncios instantâneos

Reprodução

Usando a mesma ideia e tecnologia dos Artigos Instantâneos, os novos anúncios permitem às empresas escolher entre uma série de formatos e abordagens, o que pode ajudar a tornar o público-alvo mais próximo da marca.

Adicionar um link

Reprodução

Se quiser compartilhar um link, o Facebook agora permite que o usuário escolha em uma lista algumas sugestões de links que ele gostaria de compartilhar, com base no que foi visto e no que as pessoas estão compartilhando.

Trending Topics

Reprodução

O Facebook está disponibilizando também uma seção que traz as notícias mais recentes das seções de política, ciência, esportes e entretenimento.

Botão ‘comprar’

Reprodução

Agora dá para comprar coisas sem sair do Facebook. O botão de compras permite que o usuário use seu cartão de crédito para adquirir itens, como funciona na maior parte das lojas virtuais. A novidade é que não é preciso nem sair da rede social enquanto faz isso.

Feed de vídeos

Não é segredo que o Facebook está em uma disputa acirrada com o YouTube pelo domínio de vídeos na web. Uma das mais recentes iniciativas é a construção de um feed dedicado somente aos vídeos.

Feed de compras

Reprodução

Mais ou menos da mesma maneira que funciona o recurso anterior, o feed de compras deve exibir ao usuário –ou consumidor- diversos preços do produto que ele procura, além de oferecer itens semelhantes que podem agradá-lo.

Compras nas páginas

O Facebook já revelou que um de seus planos é fazer com que as empresas utilizem a rede social no lugar de seus próprios sites. Em vez de áreas de compras, descrições e contatos, a página sugere que seja feito tudo em um só lugar. Para isso, Zuckerberg adicionou duas seções às páginas de negócios: ‘compras’ e ‘serviços’.

Neste dia

Reprodução 

De olho em alguns apps e ideias que fizeram sucesso no mercado de tecnologia, o Facebook tem adicionado uma série de recursos em sua página, com o objetivo de atrair usuários e anunciantes. Um exemplo desse trabalho é o “Neste dia”, recurso bastante parecido com o TimeHop, app que relembra ao usuário o que ele fez em sua “vida” na internet.

Facebook Doodle

 Reprodução

O Facebook Doole, inspirado no Snapchat, permite que o usuário desenhe nas fotos e as envie aos amigos, como acontece no outro aplicativo.

Facebook Notes

Reprodução

Diante do sucesso do Medium, site que reúne os “novos blogs” da internet, o Facebook lançou o Notes, recurso que permite inserir longos textos na plataforma.

Facebook Live

Reprodução

Periscope e Meerkat fizeram bastante sucesso nos últimos meses com a transmissão ao vivo de vídeos, e o Facebook não ia ficar para trás. O Live é um recurso que funciona exatamente do mesmo jeito. Por enquanto, apenas celebridades e jornalistas podem usá-lo.

Classificados
Reprodução 

O Facebook “For sale” reúne uma série de anúncios no mesmo lugar. Quem quer vender consegue anunciar seus produtos e estipular rapidamente um valor.

Chamadas de vídeo

Reprodução 

Se o usuário já usa o Facebook Messenger para enviar mensagens de texto, por que usar outro aplicativo para conversas de vídeo? O recurso de chamadas de vídeo pode ajudar a evitar que as pessoas saiam da plataforma para usar o FaceTime, por exemplo.

Assistente pessoal

Reprodução

Em breve, a assistente pessoal do Facebook, M, poderá ser solicitada para realizar pequenas tarefas, como organizar a agenda do usuário e comprar comida.

Transferência de dinheiro

Se depender da rede social, nem os sites de bancos serão acessados em breve. Um recurso que já está em funcionamento nos Estados Unidos permite a transferência de valores diretamente do Messenger. Basta cadastrar um cartão válido e realizar a transação.

Pesquisa de GIFs

O Facebook construiu um navegador e um motor de busca de GIFs no Messenger.

Feed de realidade virtual

O Facebook já está de olho no que pode substituir a web. Fontes indicam que o Feed de Notícias poderá, em algum momento, suportar vídeos de realidade virtual.

Via TechCrunch