E o Galaxy Note 5 chegou ao Brasil, curiosamente depois de seu irmão de tela curva, o S6 Edge Plus. É basicamente o mesmo dispositivo, com algumas mudanças estéticas e a caneta S-Pen. Portanto, o review hoje será diferente. Assista ao review do aparelho antigo abaixo, e desconsidere apenas as informações referentes ao design do S6 Edge Plus e sua usabilidade.

publicidade

Pronto? Já assistiu? Ok, então já posso afirmar: a diferença de design do Note 5 para o S6 Edge Plus faz com que o aparelho seja bem melhor do que o seu irmão curvo, além de tornar o aparelho um pouco mais barato.

A curvatura faz com que a versão grande do S6 Edge seja mais visualmente atraente do que o Note 5, que, por sua vez, tem a tela plana e uma curvatura atrás. Faz muito mais sentido para um aparelho tão grande.

publicidade

O S6 Edge Plus é o equivalente a uma chapa gigante na sua mão, enquanto o Note 5 é mais suave, tornando-o muito mais fácil de segurar. É bem mais confortável, e reduz o risco de toques acidentais na lateral da tela, dando também a impressão que o dispositivo é um pouco menor do que realmente é.

 

publicidade

Câmera

Nós chegamos a falar na análise do S6 Edge Plus sobre como a câmera é boa, e isso não mudou. São os mesmos sensores, as mesmas lentes e o mesmo software, então a qualidade tende a ser igual. No entanto, gostaria de mostrar em exemplos de como a câmera faz um bom trabalho. Para isso, vou usar as modelos Amora e Hannah, duas caninas da raça cocker spaniel. Elas têm uma peculiaridade: ambas têm o rosto preto, o que faz com que, com câmeras mais simples, os olhos se confundam com a pelagem de modo que seja impossível distinguir uma coisa da outra.

publicidade

Não é o caso da câmera do Note 5:

Reprodução

 Reprodução

Veja como é possível perceber que ficam bem claras as linhas que separam os olhos dos pelos, que também são capturados com riqueza de tons, pegando os tons de cinza, branco e outras cores que compõem a pelagem das duas. É algo que câmeras mais simples de celulares normalmente sofrem para realizar com precisão. Além disso, é possível perceber bem o efeito de profundidade com o desfoque no fundo, que é algo digno de câmeras mais parrudas e vai além do que um smartphone normalmente é capaz de fazer.

Caneta S-Pen

 

É a principal característica do Note 5. A stylus está mais responsiva do que nunca, e chegou com alguns recursos novos, como a possibilidade de escrever sobre a tela “desligada” do aparelho. Basta destacar a caneta e começar a rabiscar na tela. Funciona muito bem para fazer aquela anotação rápida de emergência, como o número telefônico de alguém, por exemplo.

A caneta também dá acesso rápido a atalhos personalizados, algo que não havia sido visto anteriormente. Se você puxar o menu, você pode acessar rapidamente os seus aplicativos mais usados, além de fazer anotações em documentos ou em capturas de tela. O software finalmente casa com o hardware tornando o dispositivo mais útil do que nunca.

Isso, claro, se você não decidir colocar a caneta ao contrário dentro do slot. Fazer isso pode danificar o aparelho permanentemente, então não faça isso, nem deixe crianças pequenas sozinhas com o aparelho.

Conclusão

O Galaxy Note 5 é melhor que o S6 Edge Plus e um pouco menos caro também, mas por R$ 3,8 mil ele não passa nem longe de ser barato. Ele contém configurações de peso, uma tela de altíssima qualidade, design premium e uma das melhores câmeras já vistas em smartphones, então ele é para quem quer o máximo e pode pagar pelo máximo.

Ele é a melhor opção, no entanto? Provavelmente o Moto X Style, com o mesmo tamanho de tela (5,7 polegadas) custando R$ 2,5 mil pode trazer uma relação de custo-benefício um pouco mais justa para quem procura um aparelho de tela grande. Também há a opção do Zenfone 2, que é ainda mais barato, com uma tela um pouco menor e com resolução inferior. O usuário, no entanto, deve perder um pouco em desempenho e também a stylus S-Pen, que está melhor do que nunca.