No ano passado, vimos Google e Apple anunciando que as novas versões de seus sistemas móveis adotariam criptografia completa do disco como padrão. Apenas a Apple foi adiante, implantando o recurso no iOS 8. O Android Lollipop, por sua vez, não abraçou a novidade como o Google havia anunciado. No entanto, isso vai mudar com a versão 6.0, o Android Marshmallow.

O motivo de não ter dado certo com o Lollipop foi o fato de o Google ter notado que os aparelhos criptografados viram uma queda de desempenho significativa na maioria dos dispositivos, incluindo os seus próprios Nexus. Assim, a empresa optou por apenas “recomendar fortemente” a encriptação, mas não a colocou em prática automaticamente como havia sido previsto.

Com o Android 6.0, o Google decidiu ir adiante com o plano de implantar a criptografia completa do disco como padrão. Com um porém: apenas para aparelhos que atendam a critérios mínimos de hardware para não prejudicar o usuário.

No documento, a empresa não detalha, no entanto, quais são as especificações mínimas, mas sabe-se que todos os aparelhos lançados com uma versão anterior ao Marshmallow estão isentos da mudança. A menos, claro, que eles já tivessem o recurso habilitado por padrão, o que deve se limitar aos Nexus 6 e 9, lançados com o Lollipop no ano passado.

publicidade

Via ExtremeTech