O Google abriu ontem um programa público de testes beta para a versão Android do seu aplicativo de buscas. Assim como outros programas beta, a finalidade dele é que os usuários inscritos tenham acesso antecipado às novidades do aplicativo, algumas das quais podem nem mesmo chegar aos usuários finais.

Segundo o Droid Life, alguns usuários foram convidados ao programa beta por meio de um cartão do Google Now semelhante ao que aparece na imagem acima. No entanto, mesmo usuários que não tenham recebido o convite podem se inscrever no programa por meio deste link (é necessário estar logado na sua conta do Google).

publicidade

Os usuários que aceitarem participar do programa beta passarão a receber atualizações do aplicativo que incluem novidades e funcionalidades experimentais que a empresa testa primeiro com esse grupo. A “versão beta” do buscador não é um aplicativo separado, mas apenas atualizações que o usuário receberá para o aplicativo do Google

Vale notar, contudo, que esse acesso a novidade vem muitas vezes às custas de estabilidade: algumas das novidades podem provocar mau funcionamento – ou mesmo travamentos – no aplicativo. É esse, afinal, o motivo delas serem lançadas antes para um pequeno grupo de usuários.