Nos últimos meses, houve uma insurgência de serviços de pagamentos móveis. Apple Pay, Android Pay, Samsung Pay e o especulado LG Pay (todos os nomes são bem criativos) já deram as caras. Só falta a Microsoft, mas não por muito tempo. O Windows 10 deve ganhar uma plataforma própria, e isso deve acontecer dentro de pouco tempo.

Em conversa com o site Re/Code, o vice-presidente Joe Belfiore revelou que a empresa “tem feito um monte de trabalho” nesta área.

publicidade

“A Microsoft tem preparado o terreno, contratando o líder de produtos de pagamentos da Amazon Iain Kennedy, e aplicando para licenças de transferências de dinheiro em vários estados. O Windows terá um conceito de carteira. Iremos pensar sobre uma gama de cenários de pagamentos”, contou o executivo durante a entrevista.

A empresa deve se embrenhar no mundo dos pagamentos do mundo real aproveitando a tecnologia do Windows Hello, para autenticação por leitura de impressão digital ou reconhecimento facial. O anúncio deve ser feito “em breve”, diz Belfiore.

publicidade

O que não se sabe é quão “breve” é o “breve” da Microsoft. Parece improvável uma novidade ainda neste ano, que já está chegando ao fim. Talvez no início de 2016? Só o tempo irá dizer.

E o nome? Belfiore também não disse. Não seria uma surpresa se a escolha fosse algo como “Windows Pay” ou “Microsoft Pay”.

publicidade

O Windows Phone já possuía um recurso chamado Windows Wallet, no entanto, que permitia pagamentos por NFC, mas ele nunca realmente foi um produto completo para pagamentos. Tanto é que a Microsoft está pensando em reentrar nessa área, embora empresa admita que vai aproveitar boa parte da tecnologia presente no Wallet.

Via Re/Code e The Verge