A Black Friday, dia de descontos em grandes lojas de diversos segmentos, acontece em no dia 27 do próximo mês e pode ser uma das últimas chances do ano de comprar produtos com grandes descontos. Tão importante quanto decidir quais produtos deseja adquirir é saber qual o melhor horário para comprar. Uma pesquisa realizada pelo comparador de preços Zoom com 20 mil pessoas aponta que a maior parte das pessoas (45%) acredita que as ofertas mais vantajosas são encontradas nas primeiras horas do evento, entre 0h e 6h. 

22% dos entrevistados revelaram optam por fazer compras entre o início da manhã e o início da tarde – entre 6h e 14h. O período da tarde, entre 14h e 18h, é a escolha de 5% dos compradores e o final do dia é a melhor opção para 10%. 18% das pessoas revelaram ainda que não têm um horário específico para realizar suas compras.

publicidade

Faz sentido?

De acordo com o Zoom, as primeiras horas da Black Friday são realmente as mais concorridas. Na edição do ano passado, o pico de acessos aconteceu entre 0h e 1h, por isso vale a pena ficar acordado até mais tarde para encontrar bons descontos. “A maioria das pessoas prefere ficar acordada na madrugada para ter acesso as primeiras promoções, que tendem a ser melhores, pois o evento é uma queima de estoque e ao longo do dia os produtos vão acabando”, explica Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
Segundo o comparador, alguns itens têm descontos maiores do que 80%. As categorias de sapatos, roupas e brinquedos foram as que mais reduziram os preços. Itens eletrônicos e eletrodomésticos tiveram descontos de até 30%.

Independente do horário, é importante ter tempo para escolher o produto e se certificar de características e especificações. “Como é um dia normal de trabalho, muita gente deixa para procurar o que deseja no seu horário de almoço ou após o expediente. O risco de deixar para comprar no fim do dia é que o estoque do produto desejado pode já ter acabado”, conta Flores.