A Xiaomi foi destronada pela Huawei no mercado de smartphones da China, um dos mais competitivos do mundo. Dados da empresa de análises Canalys revelam que a troca de posições ocorreu no último trimestre, quando a Huawei teve aumento de 81% nas suas vendas em comparação com igual período em 2014 ao mesmo tempo em que a Xiaomi apresentou sua primeira queda anual.

Como ressalta o Financial Times, a Canalys preferiu não divulgar os detalhes de participação de mercado, mas no segundo trimestre as duas empresas disputavam o topo por pouco. A Xiaomi liderava com 15,9% de share contra 15,7% da Huawei.

Mas a Xiaomi, que é comandada pelo brasileiro Hugo Barra, reclamou da metodologia da consultoria. Wei Lai, diretor de marketing da companhia, publicou um texto criticando o fato de que a Canalys leva em conta aparelhos “entregues” em vez de contabilizar apenas os vendidos.

A Xiaomi tem grande parte das vendas concentradas em canais próprios de atendimento, enquanto suas adversárias dependem mais de parcerias com o varejo. Assim, incluir “telefones que ainda estão em canais de distribuições é injusto para a Xiaomi, que depende principalmente de vendas no comércio eletrônico”, afirmou o executivo.