O Facebook está mexendo em uma das funções mais básicas de seu aplicativo, e que permaneceu praticamente intocada ao longo dos anos: as notificações. A empresa apresentou um novo layout para aba de notificações para seu app no Android e iOS.

A diferença é que, em vez de mostrar apenas quem curtiu, compartilhou, comentou, ou realizou atividades similares, agora a rede social trará lembretes, informações de amigos e outros assuntos sobre os quais você tenha interesse, baseado em sua atividade na rede social.

De certa forma, a área de notificações deve ganhar um toque de Google Now, com notificações em formas de cards baseadas no contexto. Por exemplo: se você mostrou interesse em algum atleta ou time de futebol, você pode receber algum alerta quando o jogo começa. O mesmo vale para programas de TV.

publicidade

Neste momento, a rede social é capaz de exibir 15 cards diferentes, com informações como previsão do tempo, assuntos em alta, filmes que estreiam na semana, informações sobre amigos, esportes e informações sobre eventos. No entanto, o Facebook diz que usuários só devem ver entre cinco e sete cards por vez.

O serviço pode ter acesso à localização do usuário se ele permitir. Assim, quando você confirma presença em um evento, a rede social pode exibir um card notificando a pessoa de quando ela precisa sair de casa para não chegar atrasado. Também é possível que, quando um amigo de fora da cidade estiver nas proximidades, a você também seja avisado.

O objetivo do Facebook é oferecer uma experiência mais personalizada, dando ao usuário a liberdade de ajustar as suas preferências ou desabilitar o recurso por completo, se assim desejar.

O serviço começou a ser liberado para usuários nos Estados Unidos para usuários de iPhone e Android. Ainda não há previsão de quando outros países poderão começar a receber a novidade.

Via Mashable