Criação de conteúdo, trabalhos acadêmicos, projetos institucionais: são diversas as situações que podem te levar à necessidade de diminuir o tamanho de um vídeo. Muitos softwares disponíveis para download na web fazem isso, mas nem todos realizam a compressão do arquivo sem ocasionar consideráveis perdas de qualidade na imagem.

De qualquer modo, é importante esclarecer que não existe programa compressor de vídeos capaz de diminuir o tamanho do arquivo sem causar o mínimo impacto na resolução. Todos geram algum tipo de perda, mas é possível encontrar softwares que fazem essa queda na resolução parecer quase imperceptível. Fizemos uma lista de programas nos quais você pode confiar e que entregam o serviço completo. Confira abaixo:

publicidade

DivX

Reprodução

publicidade

Talvez o conversor de vídeos mais famoso do mundo, o DivX garante converter seus arquivos para os mais diversos formatos e também compactá-los mantendo a qualidade da versão original. Para isso, o programa “grava” os pixels de um vídeo durante os frames em que eles não sofrem mudança para economizar espaço.

Por exemplo: imagine a cena de um filme em que o protagonista faz um longo discurso, com a câmera parada na mesma posição e o mesmo fundo, estático, durante alguns minutos. O DivX “tira uma foto” das áreas da imagem que não se movem ao longo da cena e continua exibindo-a durante toda a reprodução, em vez de carregar continuamente novos pixels que apenas mostram a mesma coisa.

publicidade

Mas seja cauteloso. Existe, sim, a chance de que o vídeo compactado acabe ficando maior do que o esperado se você optar por manter a qualidade da imagem alta. Do mesmo modo, é possível que o processo de transformar um arquivo extremamente grande em um extremamente pequeno cause perdas de qualidade inevitáveis. Use o DivX com moderação.

HandBrake

publicidade

Reprodução

Com esse software, você pode não só converter vídeos para os mais diversos formatos como também definir o tamanho final do arquivo manualmente. O HandBrake também oferece suporte para diversos codecs e extensões, além de opções extras como inserção de legendas, filtros, marcadores, entre outras.

Desde outubro, o HandBrake está disponível na plataforma GitHub em código aberto, para que desenvolvedores de todo o mundo possam contribuir com a manutenção do programa. Desse modo, é provável que atualizações cheguem cada vez mais rapidamente ao aplicativo, que está disponível por download gratuito para Windows, Mac e Linux.

Video to Video Converter

Reprodução

Este programa oferece uma gama de opções de customização que vão tornar o resultado final muito mais próximo do satisfatório para o usuário. Com o Video to Video Converter, você pode selecionar um dos formatos pré-definidos e, com poucos cliques, dar ao seu vídeo as especificações ideais para mandá-lo por e-mail, executar no celular ou carregar no YouTube.

O software também traz uma série de recursos que vão além da compressão e conversão de vídeos. Com ele, você pode fazer uma cópia de um DVD, remasterizar, fazer montagens animadas com imagens e até realizar recortes básicos no conteúdo.

Video Converter Android

Reprodução

Como o nome já diz, esse aplicativo para smartphones realiza a conversão de arquivos de vídeo dentro da interface do sistema operacional Android. Com um codec instalado e acesso às pastas do sistema, o aplicativo pode transformar um vídeo grande salvo na memória do celular em um clipe menos pesado, mas com a mesma qualidade, para ser enviado por Whatsapp ou outras redes sociais.

Neste aplicativo, é importante ter atenção para as definições manuais de qualidade da imagem, como o codec utilizado, a quantidade de frames por segundo e a resolução. Tentar manter o vídeo com a mesma qualidade mesmo após a conversão pode não resultar em um arquivo do tamanho que você precisa, por isso é interessante considerar a hipótese de reduzir (um pouco) a qualidade desejada.

iConvt

Reprodução

O iPhone e o iPad, da Apple, também possuem um aplicativo dedicado à formatação de vídeos. O iConvt ofere um design simples e intuitivo para carregar e converter arquivos de mídia em diversos formatos. A interface é bem semelhante à do app anterior, incluindo as opções de edição de framerate, resolução e dimensões do player.

Além disso, você pode também fazer pequenas edições no arquivo, como cortar trechos e até juntar diferentes clipes em um só vídeo. Por fim, o aplicativo ainda oferece o recurso de compartilhar o resultado por alguma rede social ou mensageiro instantâneo.