O Google voltou a se embrenhar no caminho dos roteadores. Nesta terça-feira, 27, a empresa anunciou um novo modelo da família OnHub, desta vez produzido pela Asus. O primeiro da linha, produzido pela TP-Link, foi apresentado há dois meses.

Segundo o Google, os roteadores OnHub possuem uma preocupação com design, feitos para serem exibidos “de forma orgulhosa” na sala, ao contrário daqueles modelos comuns cheios de antenas. Ele também foi criado para eliminar as “dores de cabeça” que envolvem a configuração de uma rede sem fio, podendo ser operado por um aplicativo de celular.

O novo modelo do OnHub é bastante similar ao anterior, com o mesmo suporte ao padrão 802.11ac do Wi-Fi com duas bandas (uma de 2,4 GHz e outra de 5 GHz) totalizando velocidades de até 1,9 gigabits por segundo. Ele também possui ferramentas para ajustar antenas e direcionar melhor o sinal para áreas de maior necessidade.

Apesar das similaridades, ele tem um diferencial estético, que faz com que o OnHub da Asus não tenha o mesmo visual de “lixeira” do OnHub da TP-Link. Seu formato lembra mais um pequeno “vulcão”.

publicidade

Outra diferença interessante é o que o Google chama de “Wave Control”. O recurso reconhece gestos próximos ao roteador. Ao passar a mão por cima do dispositivo, ele privilegia a conexão para um aparelho em vez de outro, o que é útil para quem tem muitos aparelhos conectados, mas algum deles precisa de mais velocidade do que outros.

A versão da Asus do OnHub chega ao mercado americano por US$ 220, que é bastante caro para o padrão dos Estados Unidos. O produto é US$ 20 mais caro do que o aparelho da TP-Link.