O Snapchat já é um dos aplicativos mais populares do mundo, especialmente entre as novas gerações de usuários da internet. Para os mais “conservadores”, porém, pode ser difícil entender como um programa para trocar fotos que desaparecem após visualizadas pode ser tão útil ou interessante.

A verdade é que o Snapchat é um terreno cheio de possibilidades, muito além de uma simples ferramenta para trocar imagens íntimas (os famosos “nudes”). Confira abaixo cinco motivos por que você deveria usar a rede social que está conquistando cada vez mais usuários.

1 – A comunicação é instantânea

Esqueça o velho método de mandar um e-mail ou mensagem que pode ser visualizada e respondida mais tarde e a qualquer momento. No Snapchat, suas publicações desaparecem após segundos, permitindo uma comunicação em tempo real.

publicidade

E engana-se quem pensa que essa mecânica serve apenas para trocar conteúdo particular e potencialmente comprometedor. Você pode registrar momentos simples do seu dia ou mesmo transmitir informações de interesse público, como um acidente no trânsito, com a urgência que o assunto exige.

2 – O conteúdo é autêntico

Essa efemeridade garante que o conteúdo que cirula pelo Snapchat seja muito mais autêntico. Nada de textos e vídeos editados incontáveis vezes, enfeitados para atingir o público “do jeito certo”. Na rede social, as postagens são feitas para desaperecer em seguida, e por isso, de um jeito mais improvisado.

Isso também reduz aquela pressão por audiência, já que, no Snapchat, você não pode saber quantas pessoas viram a mesma foto ou vídeo que você. Não há como saber quem é mais popular, colocando pessoas comuns e celebridades em pé de igualdade.

3 – Há espaço para a criatividade

Recursos como o de criar Histórias, unindo diferentes snaps em uma mesma narrativa; o Discovery, em que marcas como jornais e TVs reproduzem artigos e matérias diretamente pelo app; e as ferramentas de edição de foto e vídeo. Tudo isso torna o Snapchat muito mais convidativo à criatividade.

Sem a sisudez de redes como Twitter e Facebook, onde o centro das interações consiste em apenas escrever ou postar fotos, o Snapchat permite exercitar a imaginação sobre cada postagem. Isso não só torna o conteúdo mais leve como também mais divertido de se compartilhar e visualizar.

4 – Interface intuitiva

O Snapchat é fácil de usar. Baseando-se em cores destacadas, botões simples e deslizes de tela, a interação com outras pessoas e com o conteúdo que cirula pela rede é muito mais intuitiva do que no feed de notícias dos concorrentes.

Basta tocar na tela, deslizar o dedo de um lado para o outro, para cima e para baixo, e você tem acesso a tudo o que o aplicativo tem a oferecer. Para os menos experientes, a interface pode até parecer um pouco estranha à primeira vista, mas a adaptação não demora.

5 – Pensado para a geração mobile

Ao contrário de Facebook, Twitter, Google+ e até o Whatsapp, o Snapchat não pode ser usado na web ou em um computador desktop ou laptop. O aplicativo é exclusivamente móvel, para smartphones e tablets, e isso faz toda a diferença para a comunidade de usuários mobile que cresce cada vez mais no mundo.

Por conta disso, o conteúdo feito por empresas de mídia, como o Buzzfeed e a rede de televisão CNN, é pensado totalmente para o consumo em telas pequenas e para a urgência do dia a dia. Sem adaptações forçadas, você pode experimentar o que a internet tem de melhor com a interatividade e a usabilidade que a era dos smartphones exige.