A Ultrahaptics, uma empresa do Reino Unido, desenvolveu um dispositivo que usa o som para capturar e movimentar objetos no ar, mais ou menos como acontece com os “raios tratores” de Star Trek. O dispositivo conta com 64 mini alto-falantes, que emitem sons em alta frequência e intensidade, criando uma espécie de holograma sônico.

“Todos nós sabemos que as ondas sonoras podem ter um efeito físico. Mas aqui conseguimos controlar o som a um grau nunca antes alcançado”, opina Bruce Drinkwater, um pesquisador de ultra-som na Universidade de Bristol.

publicidade

Como funciona?

O aparelho usa as ondas sonoras de alta intensidade para erguer e mover pequenos itens. Os hologramas podem ter três formatos: redemoinho, gaiola e um par de pinças. Ao contrário do que acontece em outras tentativas, com o aparelho o objeto não precisa ser rodeado pelos alto-falantes para levitar. Em vez disso, o som é concentrado em diferentes pontos.

publicidade

De acordo com Sriram Subramanian, um dos fundadores da companhia, a tecnologia pode ser utilizada no futuro para tarefas delicadas como a montagem de componentes eletrônicos, o transporte de medicamentos e a realização de cirurgias.

Via DailyMail