Uma forma totalmente diferente de transporte público está sendo criada por dois pesquisadores italianos, Emmanuele Spera e Tommaso Gecchelina, e envolve cabines autônomas e elétricas que são chamadas por um aplicativo.

Batizado de Next, esse tipo de transporte permite que as cabines atuem como um trem, um ônibus ou um veículo pessoal, ao poderem viajar sozinhas ou acopladas. Com seis assentos cada, elas podem comportar ainda mais quatro pessoas, caso elas optem por ficar em pé.

Para usá-las, o usuário chamaria uma cabine no aplicativo do Next (mais ou menos da mesma forma que faria com um Uber), especificando para onde ela quer ir e quantas pessoas estarão na cabine. Durante o trajeto as cabines se conectariam umas às outras e as portas se abrem, permitindo o trânsito entre elas.

Antes de se separarem para diferentes destinos, o aplicativo avisaria os passageiros para que eles troquem de cabine caso seja necessário. O usuário ainda poderia usufruir de serviços durante o trajeto, como, por exemplo, pedir um café ou outros tipos de bebida.

publicidade

A cobrança do trajeto e dos serviços que o usuário vier a usar seria feita diretamente no cartão de crédito quando a viagem acabar. Os pesquisadores italianos planejam que o Next seja lançado em 2020.

Veja no vídeo abaixo como o serviço deve funcionar:

Via Business Insider