Segundo uma pesquisa realizada pela fabricante de eletrônicos Motorola, quase metade dos usuários brasileiros de smartphone já teve um aparelho com a tela estilhaçada. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 29, durante o evento de anúncio do novo celular da marca, o “inquebrável” Moto X Force.

Os dados foram obtidos por meio de 6 mil entrevistas realizadas pela Motorola em seis países, entre os dias 29 de setembro e 9 de outubro. Dos brasileiros, 48% admitiram que já tiveram a tela do celular quebrada, e, destes, 76% continuaram usando o aparelho mesmo assim.

Também no Brasil, a principal causa de danos à tela é mesmo a desatenção: 51% dos entrevistados disseram ter deixado o celular escorregar das mãos e, destes, 32% fizeram isso quando se levantavam e não notaram que o aparelho estava no colo. Outros 24% viram seu smartphone encontrar o chão quando o mesmo caiu do bolso.

De cada dez usuários, quatro admitem que não procuram reparar o dano por conta do alto preço cobrado por assistências técnicas. No Brasil, esse índice é de 48%. Entre os que decidiram recuperar o smartphone, 52% o fizeram após duas semanas. Outra causa comum são as selfies: 7% deixaram o celular cair enquanto fotografavam a si mesmos.

publicidade

Um dado curioso levantado pela pesquisa tem a ver com o quanto cada usuário se preocupa com a tela quebrada. Um em cada 20 entrevistados disseram que preferem ter uma espinha na testa do que ver o celular com o display danificado.