Não foi só em relação à quantidade de usuários e visualização de vídeos que o Facebook mostrou números impressionantes na quarta-feira, 4. A rede social também revelou ter ganhado muito mais dinheiro nos últimos três meses em relação ao mesmo período do ano passado e deixou claro que as apostas no acesso móvel foram acertadas.

O lucro líquido da companhia subiu 11%, indo de US$ 806 milhões a US$ 896 milhões. Em geral, o Facebook obteve receita de US$ 4,5 bilhões entre julho e setembro de 2015, uma alta de 41% ante os US$ 3,2 bilhões do ano anterior.

Desse total, nada menos que US$ 4,3 bilhões vieram de publicidade, sendo que apenas US$ 202 milhões saíram de pagamentos e outras taxas internas. Aliás, enquanto os ganhos com anúncios cresceram 45% em relação aos US$ 2,9 bilhões de 2014, o valor recebido por outros produtos caiu 18%, porque no terceiro trimestre passado o valor foi de US$ 246 milhões.

Mas o Facebook também aumentou consideravelmente os seus gastos, que eram de US$ 1,8 bilhão em 2014 e agora passam dos US$ 3 bilhões. E o que talvez seja a informação mais importante é que o Facebook deve 78% das receitas aos anúncios para dispositivos móveis. Em 2014 essa dependência era bem menor: 66%.