Parece que o Google cansou da fragmentação do Android. Uma reportagem do The Information afirma que a gigante de buscas deu início a conversas no mercado para viabilizar um esquema em que ela fabricaria os chips a serem usados com o sistema operacional.

Há vários benefícios envolvidos na ideia. Por exemplo, desde o lançamento do A6 a Apple controla o design dos chips que vão dentro de iPhones e iPads, um dos fatores que fazem com que seus dispositivos muitas vezes rodem com mais suavidade mesmo quando têm especificações aparentemente inferiores.

Por não ter esse tipo de controle, o Google acaba impossibilitado de espalhar efetivamente tecnologias como Project Tango, e também enfrenta problemas com as atualizações do Android, que às vezes demoram muito para chegar aos aparelhos e em muitos casos excluem até tops de linha.

Como ressalta o Engadget, todas as informações vêm de fontes anônimas e não foram revelados os nomes das companhias envolvidas na negociação, então é aconselhável ver o cenário com desconfiança.