O Firefox OS da Mozilla ainda não é popular, mas chegou nesta quarta-feira, 11, à sua versão 2.5 em fase de preview para desenvolvedores. Agora a fundação criou uma maneira de oferecer o sistema operacional para todos os aparelhos com sistema Android de forma experimental.

Trata-se de um launcher que substitui toda a interface do Android pela do Firefox OS, que dá uma perspectiva para que usuários da plataforma do Google conheçam um pouco melhor a experiência que é usar um aparelho com o software da Mozilla. É um aplicativo bastante simples de ser instalado e de ser removido também, então é fácil descarta-lo para o caso de o usuário não gostar do que vê.

publicidade

Depois de instalar e pressionar o botão Home do seu Android, ele irá perguntar qual launcher a pessoa gostaria de usar, e aí basta selecionar a opção relacionada ao Firefox OS. Uma breve tela de instalação será exibida e logo em seguida surge a interface do sistema da Mozilla.

É aí que você percebe os ícones enormes do Firefox OS, que são radicalmente diferentes do Android. Na verdade, basicamente toda a interface visual é diferente, além do fato de que o Firefox OS se baseia profundamente na web e seus padrões abertos como aplicativos. A propósito, há uma loja de apps neste preview, mas são poucos os que realmente interessam.

publicidade

Se você estiver curioso para testar sem compromisso o Firefox OS, você pode baixar o APK neste link. Se, depois de um tempo, você quiser removê-lo do celular, basta entrar em Configurações > Início e remover o Firefox das opções apresentadas. Agora, se você quiser a experiência completa, a Mozilla recomenda um flash no celular, o que não é recomendado para o usuário comum. As instruções estão neste link.

Via Android Central