Se você usa Android e tem um amigo que usa iPhones – ou vice-versa – você pode já ter passado pela situação de enviar a ele um emoji e depois perceber que a figurinha que ele recebeu era bem diferente da que você enviou.

Isso acontece porque os desenhos usados para representar os emojis nem sempre é o mesmo em diferentes plataformas.A unicode, órgão responsável pela clareza das comunicações digitais, solta uma lista com nomes e sugestões de desenhos para os novos emojis. Mas nomes como “ALIEN_MONSTER” (monstro alienígena) podem trazer à mente diversas imagens diferentes, e não necessariamente inteligíveis.

publicidade

De acordo com o Huffington Post, os primeiros emojis da Apple foram criados pela operadora de telefonia japonesa SoftBank, para os primeiros iPhones – que a operadora vendia com exclusividade. No entanto, dentre os emojis seguintes, alguns deles foram feitos em menos de meia hora, o que mostra que a preocupação com a inteligibilidade não estava no topo das prioridades.

Atualmente, três das principais “fontes” de emojis são a Apple, o Google e a Samsung. Os da Apple talvez sejam os mais comuns, porque são os que aparecem no WhatsApp. Os do Google também são bastante usuais (podem ser encontrados no Hangouts, e em outros aplicativos de mensagem para o Android), com os da Samsung numa distante terceira posição.

publicidade

E embora as três sigam as mesmas diretrizes para elaborar seus desenhinhos, os resultados podem ser diferentes a ponto de provocar desentendimentos. O Mental Floss separou alguns dos emojis com maior potencial de fazer seu amigo entender errado a sua mensagem. Veja:

Grimacing (fazendo careta)

publicidade

Reprodução

Os três emojis parecem dizer coisas diferentes. O da Samsung tem uma cara engraçada de susto, enquanto que o do Google tem aparência maldosa, assustadora e negativa. O da Apple, por sua vez, tem uma cara bem neutra – mas que não parece muito uma careta.

publicidade

Persevere (perseverar)

Reprodução

Embora o nome do emoji seja “perseverar”, os três rostos parecem na verdade mais próximos de desistir. O da Apple é o mais triste, e o do Google, além de triste, pode ser interpretado como alguém com vontade de vomitar. O da Samsung já parece mais chateado e entediado do que triste.

Hushed (silenciado)

Reprodução

O único que dá realmente a impressãod e “silenciado” é o do Google. Os outros dois, porém, poderiam ser usados, por exemplo, como resposta a uma foto de um animal fofinho – uma utilização à qual o do Google não se presta. O da Apple ainda parece mais impressionado que os outros dois.

Tired Face (rosto cansado)

Reprodução

Dessa vez, o da Samsung é o que chega mais perto do que o nome do emoji propõe. O da Apple parece mais a cara de alguém que acaba de levar uma pisada de salto-agulha no pé, e o do Google de alguém que percebeu que enviou o áudio da balada para o grupo do trabalho no WhatsApp sem querer.

Scream (grito)

Reprodução

O principal destaque aqui é a “alma saindo pela boca” da Samsung, que deve ter vindo dos pesadelos mais profundos de algum designer. Os outros dois retratam a expressão de um grito e parecem fazer referência à pintura “O Grito” de Edvard Munch, embora não tragam nenhum indicador de som.

Angry (bravo)

Reprodução

Da esquerda para a direita, os emojis parecem ir crescendo em braveza, o que significa que se você estiver levemente irritado com seu amigo que tem um Galaxy J5 e mandar esse emoji pra ele do seu iPhone, ele vai achar que você quer matá-lo.

Rage (raiva)

Reprodução

Os emojis da Apple e do Google são bem parecidos. O da Samsung, porém, não tem nada a ver com os outros dois (ou com o nome do emoji). Ele parece muito mais triste e decepcionado – mais ainda do que o próprio emoji com “decepcionado” nome, abaixo – do que propriamente enraivecido.

Dissapointed_relieved (decepcionado_aliviado)

Reprodução

O nome desse emoji já é estranho: como um rosto pode expressar 2 emoções diferentes (uma positiva e a outra negativa) ao mesmo tempo? De fato, nenhum dos três consegue, e enquanto o da Samsung demonstra susto e espanto, o da Apple parece sugerir uma resignação entristecida.

Heart eyes (Olhos de Coração)

Reprodução

O da Apple e o do Google têm justamente o grau de fofura que você esperaria de um emoji chamado “olhos de coração”. O da Samsung, por outro lado, tem uma cara meio drogada que não deve ser muito legal de se receber do namorado.