Depois de trazer vídeos 360 graus para suas versões web e Android em setembro, o Facebook finalmente permitiu que esses vídeos fossem compatíveis a aparelhos iOS também nesta quinta-feira, 12. Essa data também marca o início dos testes de anúncios 360 graus na rede social.

Esses vídeos imersivos, que podem ser publicados por qualquer pessoa, permitem que os usuários mudem o seu campo de visão ao clicar na página da web ou na tela, ou ainda, movendo o seu smartphone no espaço físico.

Entre marcas ou empresas de mídia que já publicaram conteúdo 360 graus estão a GoPro, a Vice e o Disney Channel. O Facebook afirmou ainda que outras páginas, como a do BuzzFeed, da Nickelodeon e da ABC News também começarão a usar esse recurso.

Outra iniciativa do Facebook para tentar popularizar o formato foi criar um microsite para ele, que explica como fazer upload e as melhores práticas para fazer um vídeo desses. Em relação aos anúncios, entre as marcas que farão parte dos testes estão a AT&T, a Nescafe, a Samsung e a Disney.