O YouTube já era usado por muitas pessoas para ouvir músicas, apesar de ser uma plataforma mais voltada para vídeos. Mas nesta quinta-feira, 12, eles consolidaram isso ao lançar o aplicativo YouTube Music para Android e iOS.

Com uma interface diferente, mais adequada para ouvir músicas, ele permite que o usuário continue escutando música mesmo que o app seja colocado em segundo plano. A versão normal do app do YouTube exige que o vídeo esteja aberto para que a música seja tocada.

publicidade

O serviço oferece atualmente com mais de 30 milhões de músicas oficiais, além de opções adicionais como faixas para karaokê, versões ao vivo, remixes de DJs e materiais feitos por fãs (o que gerou algumas polêmicas em relação a direitos autorais).

O aplicativo também faz sugestões com base nos artistas e gêneros que o usuário costuma ouvir. Também é possível montar playlists personalizadas e compartilhar com os seus amigos.

publicidade

O aplicativo é gratuito, mas o usuário ganha opções extra se pagar US$ 9,99 por uma assinatura no YouTube Red. Entre essas opções estão a ausência de anúncios, a possibilidade de escolher carregar apenas a música e não o clipe também, e salvar músicas para ouvi-las offline. Os usuários poderão usar o modo premium gratuitamente por duas semanas.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas nos Estados Unidos, mas é uma questão de tempo para que ele chegue a outras partes do mundo, incluindo o Brasil.