O Galaxy Note 5 é um dos melhores Androids no mercado, se não for o melhor. No entanto, ele vem com uma falha de design. A caneta S-Pen pode ser encaixada no dispositivo nos dois sentidos, só que, se o usuário encaixá-la no aparelho com a ponta da caneta para fora, o aparelho pode ser permanentemente danificado. 

Percebendo o problema, a Samsung decidiu ser mais incisiva ao instruir usuários para que não coloquem a caneta no sentido errado. A empresa colocou um plástico protetor nas novas unidades do Note 5 com um aviso sobre o modo certo de encaixar a S-Pen no sentido correto. 

publicidade

A questão que fica é se este aviso será útil. Sim, ele deve alertar as pessoas a não colocar a caneta no sentido errado nem de brincadeira. Mas desde o princípio o verdadeiro problema não é o encaixe errado proposital, mas o acidental. 

Isso inclui situações em que o usuário não está distraído e acaba fazendo o encaixe errado. Há, também, a chance de que uma criança pequena esteja mexendo no celular e não saiba o modo correto de proceder. 

publicidade

De qualquer forma, a Samsung não tem como evitar que usuários distraídos ou crianças façam bobagem, a não ser que fizesse uma mudança no hardware do aparelho, o que poderia causar um recall e um gasto enorme para alteração na linha de montagem. A única certeza é que o Note 6 não terá o mesmo problema.

Via The Verge