A estratégia da Xiaomi para encarar a crise brasileira

Redação18/11/2015 17h19
20150701152458
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O cenário atual da economia brasileira apresenta uma série de desafios, mas Leo Marroig, diretor-geral da Xiaomi para a América Latina, enxerga nele um “grande momento de oportunidades”. O executivo da fabricante chinesa de smartphones conversou com o Olhar Digital sobre a estratégia da empresa em meio a crise e sobre as particularidades do mercado brasileiro.

Ofertas

Kit de Costura E Linhas Completo C/ 96 Peças, Kit Costura, Kit de Costura, Costura, Linha de Costura, Agulha de Costura, Costura Acessórios, Para Reparo Com Estojo Preto
Vendido por Amazon
Kit de Costura E Linhas Completo C/ 96 Peças, Kit Costura, Kit de Costura, Costura, Linha de Costura, Agulha de Costura, Costura Acessórios, Para Reparo Com Estojo Preto
De: R$ 49,99
Por: R$ 26,90
Caderneta Ciceros Clássica Sem Pauta 14X21 Vermelho Quente, Cicero
Vendido por Amazon
Caderneta Ciceros Clássica Sem Pauta 14X21 Vermelho Quente, Cicero
De: R$ 79,99
Por: R$ 49,80
Genérico Organizador Livreiro Padrão Moderno com 1 Prateleira para Sala, Escritório, Quarto, Cozinha, Madeira Preta
Vendido por Amazon
Genérico Organizador Livreiro Padrão Moderno com 1 Prateleira para Sala, Escritório, Quarto, Cozinha, Madeira Preta
De: R$ 252,99
Por: R$ 194,99
Estante 3 Prateleiras - Sapateira Organizadora, Prateleira Para Livros, Estante De Livros Multiuso Para Cozinha, Sala Ou Escritório
Vendido por Amazon
Estante 3 Prateleiras - Sapateira Organizadora, Prateleira Para Livros, Estante De Livros Multiuso Para Cozinha, Sala Ou Escritório
De: R$ 39,80
Por: R$ 28,31
Case Bolsa Estojo De Viagem Capa De Proteção Nintendo Switch - Preto
Vendido por Amazon
Case Bolsa Estojo De Viagem Capa De Proteção Nintendo Switch - Preto
De: R$ 45,99
Por: R$ 35,90
Flying Rope Hero - Spider Fighter Superhero Action Games
Vendido por Amazon
Flying Rope Hero - Spider Fighter Superhero Action Games
Por R$ 91,47
Prisoner Transport Bus driver - Prisoner Bus Games
Vendido por Amazon
Prisoner Transport Bus driver - Prisoner Bus Games
Por R$ 64,47
Offroad Jeep Driving Simulator 3D - Ultimate 4x4 Offroad Mountain Driving Games
Vendido por Amazon
Offroad Jeep Driving Simulator 3D - Ultimate 4x4 Offroad Mountain Driving Games
Por R$ 79,95
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Por R$ 2.869,00
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Por R$ 3.257,90
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 499,90
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 144,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 592,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Por R$ 259,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 3.099,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 588,90
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 139,99
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 473,00

Estratégia

O objetivo da empresa, segundo o executivo, gira em torno de sua missão de levar inovação para todos: “dar ao consumidor, a cada segmento de preço, uma proposta de valor incrível”, resume. Oferecer dispositivos com preços tão competitivos, segundo Marroig, é possível graças a três pilares de seu modelo de negócios.

O primeiro deles é a venda direta: ao vender seus dispositivos principalmente por seus próprios meios, a Xiaomi consegue “eliminar”os intermediários e, com isso, chegar até seus clientes com um preço menor. Isso também estabelece um canal direto de comunicação com os consumidores da marca.

Outro ponto importante é o marketing: a Xiaomi atua principalmente em canais digitais e mídias sociais. Isso permite que a empresa atinja um público mais jovem e conectado e, por outro lado, também evita os custos associados aos meios mais tradicionais, como televisão e mídia impressa.

Finalmente, a marca procura estabelecer uma relação bastante próxima com seus consumidores, os “Mi Fãs”. Tomando o exemplo da MIUI (interface dos smartphones da Xiaomi), Marroig explica que eles lançam, a cada semana, uma nova versão beta do sistema, com uma nova versão estável a cada 6 semanas.

Segundo Marroig, cerca de 50% das alterações e novidades incluídas em cada novo lançamento vêm dos mais de 15 milhões de usuários beta que recebem as atualizações semanais. Com isso, “os consumidores atuam no ciclo de desenvolvimento dos produtos”, explica.

Chegada ao Brasil

Por mais que o Brasil fosse longe da China, a transposição do modelo de negócios da Xiaomi para cá não foi tão conturbada, segundo Marroig. “Foi natural trazer a marca para cá, porque o país já se parecia comportar o nosso modelo”, diz.

Um dos motivos para isso é o fato de que, segundo o executivo, o e-commerce brasileiro vem crescendo rapidamente, ano a ano – uma característica essencial para o modelo de negócios da empresa. Além disso, trata-se, de acordo com ele, do 4º maior mercado de smartphones do mundo, e que, como outros países em desenvolvimento, apresenta uma sensibilidade a preços que a Xiaomi poderia explorar.

Além disso, porém, o Brasil e os países da América Latina de maneira geral, segundo Marroig, mostram um alto engajamento em mídias sociais. Como a estratégia de marketing da Xiaomi gira bastante em torno desses canais, esse foi mais um dos fatores que motivou a vinda da empresa para cá.

O executivo da Xiaomi acredita que a empresa poderia oferecer uma boa proposta de valor em qualquer segmento de preço. A escolha de entrar no Brasil com o Redmi 2, portanto, foi motivada pelo fato de que, agindo na faixa de preço do aparelho (que custa R$ 500 no site da empresa), a marca poderia chegar ao maior número de pessoas possível.

Momento atual

Marroig não vê no cenário atual do Brasil algo com que se preocupar. Pelo contrário: ele enxerga com “total otimismo” a conjuntura econômica. “As empresas precisam se reinventar. Grandes empresas nascem e crescem em cenários como esse”, diz.

Ele cita alguns exemplos de startups do setor de tecnologia qe conseguem triunfar no momento atual. Uma delas é a Trocafone, com a qual a Xiaomi tem uma parceria, que compra celulares usados para revendê-los depois, que consegue “aproveitar um momento de sensibilidade de preço” para atuar.

Outra é a Emprego Ligado, empresa que gerencia um aplicativo de oportunidades de emprego com base em geolocalização. Essa forma de busca por empregos gera “uma série de eficiências”, segundo o executibo, como reduzir os deslocamentos (e os gastos associados).

Marroig, que chegou à Xiaomi após passar por uma série de empresas multinacionais, como GE e HP, não está desacostumado com desafios: o executivo viajou até a China e passou por treze entrevistas antes de assumir o cargo de Diretor Geral da Xiaomi para a América Latina em junho de 2014. 

O desafio que ele e ampresa encaram agora não é apenas o de gerenciar a maior cadeia de suprimentos da Xiaomi – já que componentes, peças e produtos precisam viajar da China até aqui – mas também de tocar a primeira manufatura da Xiaomi fora da Ásia. Atualmente, alguns dos produtos da empresa são produzidos pela Foxconn em Jundiaí.

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital