Além da fragilidade das telas, outro grande problema que atinge praticamente todos os smartphones do mercado – mesmo os tops de linha – é a duração da bateria. São raros os dispositivos que conseguem tranquilamente chegar ao fim de um dia de uso mais intenso, e praticamente nenhum consegue manter esse ritmo após alguns meses de uso.

No futuro, as baterias de íons de lítio usada nos smartphones hoje em dia poderão ser substituídas por baterias de íons de sódio, mais econômicas. Enquanto isso, contudo, é necessário achar maneiras de economizar. Esse foi um dos motivos que levou a Baidu Brasil a citar algumas dicas sobre como cuidar da bateria do seu smartphone, para maximizar sua duração e prolongar sua vida útil. Confira abaixo:

1 – Reduza o brilho da tela

publicidade

Essa talvez seja a dica mais óbvia, mas é bastante valiosa. Segundo o Baidu, a tela é a parte do dispositivo que mais consome energia, e reduzir a intensidade de sua iluminação faz com que a bateria do smartphone dure por mais tempo

2 – Desligue conexões

Se você precisar economizar energia, vá desligando todas as conexões que não está utilizando: NFC, Bluetooth, WiFi, 4G e GPS. Se for urgente guardar bateria para mais tarde, vale até colocar o celular em “modo avião” para economizar.

3 – Desative notificações

Outra medida que ajuda a bateria a render mais é desabilitar notificações que não sejam absolutamente necessárias. cada vez que você recebe uma notificação do WhatsApp, por exemplo, seu smartphone vibra e faz barulho, o que gasta bateria. Desabilitar essas notificações, por exemplo, não lhe impede de abrir o aplicativo, e pode nem fazer muita diferença – especialmente se você já costuma olhar o celular uma vez por minuto de qualquer maneira.

4 – Diminua o tempo de bloqueio da tela

Fazer com que a tela se trave mais rapidamente após ficar sem uso ajuda a otimizar o uso da bateria também, pois reduz o uso da tela. Além disso, caso você esqueça o celular destravado em algum lugar, a chance de ele ser invadido por uma pessoa indevida é menor se a tela travar mais rápido.

5 – Feche os aplicativos que não estiver usando

Por mais que você não esteja usando um aplicativo, pode ser que ele ainda esteja aberto – e gastando bateria. Vale a pena acessar o gerenciador de aplicativos de seu dispositivo de vez em quando e fechar os que não estiverem sendo usados.

6 – Use um aplicativo de economia de bateria

Como se trata de um problema bastante comum, existe uma série de aplicativos que ajudam a estender a duração da bateria do seu smartphone. O Olhar Digital já fez uma lista com alguns dos mais úteis para Android. Confira-a aqui.

7 – Use antes de recarregar

Por mais que dê vontade de ser sempre 100% de bateria, colocar o celular pra carregar logo que ver uma tomada não é uma boa ideia. Para estender a vida útil da bateria, o ideal é carregá-la apenas quando ela estiver com menos de 50% da carga.

8 – Evite calor

Não é à toa que os manuais de instruções dos smartphones recomendam que eles sejam mantidos em temperatura ambiente. O calor é um grande inimigo da vida útil das baterias. Por isso, tome cuidado para nunca deixar o aparelho exposto ao sol, ou mesmo em locais com temperaturas muito elevadas.