Quase todo mundo já se deparou com um anúncio estranho no Facebook. Seja uma propaganda sobre a qual o usuário não tem o mínimo interesse ou um de algum tema que seja completamente oposto aos gostos da pessoa (um anúncio de uma churrascaria exibido a alguém que é vegetariano, por exemplo), a publicidade na rede social escorrega algumas vezes. Mas por que isso acontece?

Com base no que o usuário curte, compartilha ou comenta, o Facebook traça uma espécie de “perfil de interesses” do usuário, selecionando itens que são de seu agrado e categorias que podem mostrar coisas que despertam sua atenção. Na hora de indicar um anúncio publicitário, o sistema se baseia nessas preferências para escolher o público-alvo ideal.

publicidade

Seus interesses
Para acessar essa lista de preferências, o usuário deve abrir o item Configurações e clicar em Anúncios e em Anúncios baseados nas minhas preferências, clicar em Editar e em Acessar preferências de anúncios.

Reprodução

publicidade

Reprodução O Facebook exibirá, então, uma lista com centenas de preferências, separadas em categorias. Se preferir, o usuário pode eliminá-las de seu perfil. O trabalho é feito manualmente em cada um dos interesses.

Reprodução 
Via Buzzfeed

publicidade