Há uma complicação que acompanha a Internet das Coisas: em certas situações, a ideia de conectar tudo quanto é tipo de coisa esbarra na necessidade de energia elétrica. Como nem sempre é possível incluir bateria, cria-se um impasse que pesquisadores holandeses esperam resolver.

Eles desenvolveram um sensor de temperatura sem fio que obtém energia das ondas de rádio que compõem a sua própria rede. Como explica o Engadget, só o que o sensor precisa é energia de um roteador que esteja próximo; assim que estiver carregado, ele começa a funcionar.

publicidade

O impressionante desse sensor é que ele mede apenas 2 milímetros quadrados. Mas há um problema: ele precisa ficar o tempo todo próximo do dispositivo hospedeiro – a uma distância máxima de 2,54 centímetros.

Os pesquisadores, porém, não estão na versão final do sensor. Dentro de um ano eles preveem que a distância suba para 3 metros, e o objetivo final é alcançar 4,8 m.

publicidade

Com isso, uma casa conectada poderia ser equipada com vários sensores praticamente invisíveis que carregariam dispositivos que controlam iluminação, aquecimento, entre outras coisas. E o melhor é que cada sensor custará algo em torno de R$ 0,75, o que torna o processo de instalação e eventuais substituições baratas.