E-mails e transcrições divulgados no início desta quarta-feira, 9, revelam a possível identidade do criador do Bitcoin, conhecido como Satoshi Nakamoto: o empresário australiano de 44 anos, Craig Steven Wright, que mora em Sidney, na Austrália. Horas depois das informações serem reveladas, a polícia do país invadiu a casa do cidadão.

De acordo com o jornal The Guardian, a “visita” de mais de 10 oficiais, no entanto, não tinha nada a ver com o seu envolvimento na criação da moeda virtual, mas com uma investigação sobre impostos.

publicidade

Evidências
De acordo com a Wired, as primeiras evidências que apontam que o criador do Bitcoin é Wright surgiram em meados de novembro, quando começaram a vazar documentos que atestavam que ele e Nakamoto são a mesma pessoa. Confira o que eles dizem:

1. Em agosto de 2008, meses antes do surgimento da moeda (em novembro de 2008), um post no blog do australiano revela que ele tem a intenção de “lançar uma criptomoeda”. Ele ainda faz referência a um artigo de 2005 do criptógrafo Iann Grigg, que descreve ideias semelhantes ao Bitcoin;

publicidade

2. No mesmo blog, em novembro de 2008, Wright sugere que os leitores que desejam entrar em contato com ele criptografem suas mensagens usando uma chave pública PGP, aparentemente ligada à Nakamoto;

3. Uma cópia arquivada de um post, agora excluído por Wright, de 10 de janeiro de 2009, diz: “O beta de Bitcoin estará no ar amanhã”. Apesar da mensagem ser datada de 10 de janeiro, um dia depois do lançamento oficial da moeda, quando levados em conta os fuso-horários da região, identifica-se que ela foi enviada, na realidade, antes do lançamento do Bitcoin.

publicidade

Mencionando algumas trocas de e-mail e documentos vazados, o Wired revela ainda que enviou um e-mail criptografado ao australiano em 1º de dezembro, revelando que sabia de seu segredo. A resposta foi a seguinte mensagem: “Vocês parecem saber de algumas coisas. Mais do que deveriam”.

“Não quero ser encontrado”
Em outro e-mail enviado a um colega, intitulado “Vazar, por favor”, Wright afirma: “Não quero ser um posterboy. Não sou encontrado e não quero ser”. A mensagem foi enviada no mesmo dia em que a revista Newsweek apontava que o criador da moeda era a americana Dorian Satoshi Nakamoto. “Também não me chamo Dorian”, declarou em uma mensagem enviada ao mesmo colega, mais cedo.

publicidade

Uma mensagem de Nakamoto enviada em um fórum afirma: “Eu não sou Dorian Nakamoto. Parem de procurar… Vocês sabem o que significa privacidade?”. “As pessoas amam a minha identidade secreta e me odeiam”, queixou-se Wright a um colega, em um e-mail vazado. “Tenho centenas de papeis. Satoshi tem um”, escreveu em 2011, afirmando que não podia associar-se ao nome famoso. 

Pistas
Nos últimos dois anos, no entanto, o australiano parece ter mudado de ideia. Em seu blog e no Twitter, não são raras as pistas que ligam as duas identidades.

Um tuíte recente parece ir além: “Eu nunca quis ser um líder, mas a escolha não é minha. Nós somos um produto das coisas que criamos. Elas nos modificam”, postou ele em sua conta pessoal.

Revelação
Ainda não há provas oficiais de que Wright é o criador da moeda, mas confirmar a identidade do criador do Bitcoin pode ter um efeito grande sobre o futuro da moeda. Supostamente, Nakamoto possui BTC 1,1 milhões em seu nome, o correspondente a US$ 455 milhões.

Nakamoto também foi indicado para o prêmio nobel de economia, mas considerado inelegível por conta do mistério de sua identidade. Assumir sua real identidade pode torná-lo um dos vencedores do prêmio.