Embora o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação esteja melhor que o de muitos outros setores, é importante que os candidatos tenham alguns conhecimentos que lhes permitam manter-se competitivos.

Pensando nisso, a empresa de recrutamento e seleção Conquest one, especializada em selecionar profissionais de TI, elaborou uma lista com 5 coisas que todos os trabalhadores da área em começo de carreira devem saber. As dicas são do sócio diretor da empresa, Marcelo Vianna. Confira:

publicidade

– Comece devagar

Uma pesquisa realizada esse ano pela empresa de recrutamento Companhia de Talentos mostrou que 67% dos jovens buscam cargos de liderança. Embora a ambição seja importante, o jovem pode também aproveitar os primeiros anos de sua carreira para conhecer seu próprio perfil profissional e traçar um plano para a própria carreira.

publicidade

– Inglês fluente

Embora o mercado já ofereça a muitos dos profissionais uma noção rudimentar da língua, o profissional que deseja se destacar precisa dominá-la de maneira que possa, tranquilamente, participar de uma por telefone com clientes da Índia, Irlanda e Estados Unidos, por exemplo. Além disso, saber a língua permite viajar ao exterior para obter novas certificações.

publicidade

– Redes sociais

Com relação ao uso de redes sociais no ambiente de trabalho, é importante tomar cuidado para que ele não interfira na produtividade. O jovem deve primeiramente se informar sobre a política da empresa quanto ao uso das redes e de dispositivos móveis no trabalho. E, mesmo fora do trabalho, é importante tomar cuidado para não compartilhar informações que possam comprometer seu emprego.

publicidade

– Atenção ao comportamento

Embora o conhecimento seja vital, a postura no ambiente de trabalho também é importante. É preciso saber como fazer, de maneira polida, algumas interações: falar com outras pessoas, pedir ajuda, comunicar o andamento de suas tarefas, acompanhar o andamento de tarefas relacionadas, por exemplo. Quem disse que profissionais de TI não precisavam falar com outras pessoas?

– Deixe um legado para a empresa

Se a companhia em que o jovem trabalha oferce a possibilidade de que ele inove, crie e cresça na carreira, é importante que ele esteja preparado! Com isso, ele tem a oportunidade de criar um legado seu na empresa e, então, usar essa experiência como plataforma para subir ainda mais na carreira.