A Califórnia divulgou na última quarta-feira, 16, um conjunto de regras para a regulamentação dos carros autônomos no estado. De acordo com a norma, será preciso que pelo menos um motorista com permissão legal para dirigir esteja no veículo, para que assuma o comando em caso de problemas.

O estado foi um dos pioneiros na permissão de testes de carros autônomos, mas pode acabar freando os anseios das empresas de levar a tecnologia ao consumidor o quanto antes. A decisão, publicada ontem, desagradou o Google. Nesta sexta-feira, 18, o diretor da divisão de autocondução do Google, Chris Urmson, publicou um texto em sua página no Medium, criticando a decisão e afirmando que ela prejudica pessoas que possuem problemas de locomoção.

publicidade

“Em uma jogada desconcertante esta semana, a California propôs um projeto de lei que exigiria um carro que dirige sozinho tenha um motorista licenciado em todos os momentos. Isso mantém o antigo status quo e não permite que esta tecnologia para atinja seu pleno potencial, excluindo aqueles que precisam se locomover, mas não podem dirigir. Nós estamos decepcionados com isso, mas vamos continuar a trabalhar com o departamento de trânsito nos próximos meses, na esperança de que podemos recuperar o espírito original do projeto de lei”, explica o executivo.

A proposta deve passar por consulta pública antes de começar a valer.

publicidade

Via TechCrunch