O desenvolvedor brasileiro Alfred Baudisch desenvolveu uma solução de sofware que permite que lojas automatizem o WhatsApp para que ele funcione como serviço de autoatendimento. Em outras palavras, a criação de Baudisch permite que usuários peçam pizza usando o aplicativo.

Segundo o desenvolvedor, sua criação é um “robô para WhatsApp” ao qual ele deu o nome de Fred. A ideia é que Fred possa ser customizado por lojistas para realizar uma série de serviços, como pedidos de comida, consultas de preço e agendamento de horários. Um vídeo do robô funcionando numa situação de pedidos de pizza pode ser visto aqui.

De acordo com Baudisch, o projeto levou 14 meses de trabalho para ficar pronto e foi finalizado há apenas cerca de 15 dias. Desde então, o desenvolvedor conta que mais de 50 pizzarias e serviços de entrega de comida em Curitiba solicitaram os serviços do robô.

O uso de ferramentas desse tipo constitui um serviço que Baudisch chama de “Chat Commerce” (ou comércio por meio de chat). Lojistas interessados em se utilizar da solução podem entrar na “lista de espera” do software por meio desse link.