De acordo com o site taiwanês Digitimes, o número de iPhones fabricados e enviados para comercialização nos últimos três meses de 2015 deve ser entre 5% e 10% menor do que o inicialmente previsto pela Apple. O Digitimes citou como fontes os gerenciadores da cadeia de suprimentos dos iPhones.

O site informa ainda que o número de iPhones previsto para repasse ao varejo no primeiro trimestre de 2016 também será reduzido. Inicialmente, a empresa pretendia despachar de 58 a 60 milhões de seus smartphones nesse período. No entanto, devem ser despachados apenas de 52 a 56 milhões de aparelhos.

De acordo com o Business Insider, o Digitimes não é o único site a prever uma redução no número de iPhones vendidos pela empresa.  Analistas do Credit Suisse, Morgan Stanley, Baird e Stifel acreditam que 2016 será o ano no qual, pela primeira vez, as vendas de iPhones diminuirão.

A analista Katy Huberty do Morgan Stanley acredita que, em 2016, a Apple venderá um total de 224 milhões de aparelhos. Os analistas do Credit Suisse, por sua voz, prevêem um total de 214 milhões de iPhones vendidos no mesmo período. Em 2015, a empresa vendeu cerca de 230 milhões de iPhones, segundo o Statista.