Entre os dias 3 e 10 de janeiro, a fundação Games Done Quick promove o Awesome Games Done Quick (algo como “jogos incríveis terminados rápido”). O evento é uma maratona de speed runs, ou jogos zerados no menor tempo possível, e tem o objetivo de arrecadar fundos para instituições de caridade.

A maratona acontece durante a semana inteira e é transmitida via Twitch (é possível assistí-la por meio desse link). O dinheiro arrecadado pelo evento será repassado à Prevent Cancer Foundation, fundação voltada a pesquisa sobre prevenção de câncer.

publicidade

O site oficial do evento permite que espectadores realizem doações para a fundação. Doações que excedam alguns valores automaticamente inscrevem os doadores em sorteios para alguns prêmios, como um New 3DS da Nintendo e uma máquina de pinball. As doações podem ser direcionadas para incluir mais jogos nas maratonas ou fazer com que alguns jogos sejam zerados de maneira diferente.

A programação inclui jogos como Metroid Prime (que deve ser zerado em uma hora e 25 minutos), Tony Hawk’s Pro Skater (11 minutos), Grand Theft Auto III (uma hora e 20 minutos), Mega Man X (40 minutos) e Portal 2 (uma hora e 10 minutos). A programação completa pode ser vista aqui

publicidade

Speed Runs

A ideia dos speed runs é partir do começo do jogo e chegar até os créditos no menor tempo possível. Para isso, os jogadores podem usar quaisquer artifícios que encontrarem, incluindo glitches e bugs que permitam pular certas partes do jogo. 

publicidade

Ainda assim, a programação do evento mistura jogos mais “quebrados” (aqueles que, graças a falhas desse tipo, podem ser zerados de maneira irápida e surpreendente) com outros que precisam ser jogados de maneira mais tradicional. Nos dois casos, a técnica e a memorização dos jogos são impressionantes. 

Caridade

publicidade

Os eventos da Games Done Quick acontecem semestralmente, sempre na forma de uma maratona de speed runs. O último evento do tipo foi o Summer Games Done Quick 2015, realizado entre 26 de julho e 2 de agosto daquele ano. O evento arrecadou um total de US$ 1.215.700 para a Médicos Sem Fronteiras

O último Awesome Games Done Quick, que aconteceu entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2015, arrecadou um total de US$ 1.576.085 para a Prevent Cancer Foundation