O grupo de hackers chamado fail0verflow revelou recentemente que não apenas conseguiu desbloquear o Playstation 4 como também conseguiu fazer o console da Sony rodar uma versão customizada do Linux.

O hack do grupo foi mostrado durante o 32o Chaos Communication Congress, uma conferência anual sobre segurança digital e assuntos políticos envolvendo tecnologia. Ela foi mostrada na forma de um vídeo enviado pelo próprio fali0verflow para o evento. O vídeo pode ser visto abaixo:

Além de fazer o PS4 rodar o Linux, os hackers também acrescentaram um “toque especial”: instalaram um emulador e, durante a demonstração, fizeram o PS4 rodar uma versão emulada de Pokemon. A façanha exigiu mais de 7 mil modificações ao kernel do Linux, segundo os hackers.

publicidade

Implicações

O fail0verflow comentou que a adaptação do Linux que eles fizeram ainda necessita de algumas modificações para funcionar melhor. Eles também disponibilizaram o código criado por eles no GitHub, para que outros usuários possam usar e modificar. Os hackers não mostram, contudo, como desbloquear o PS$: segundo eles, “a segurança do PS4 é tão tosca que você não precisa de nós para isso”.

Instalar o Linux em um PS4 tem uma série de vantagens surpreendentes. O sistema operacional é um dos mais simples de se programar, graças à sua natureza de código aberto, o que permitiria que usuários criassem seus próprios programas para rodar no PS4.

Além disso, uma série de programas úteis possuem versão para Linux. Um desses programas é o Steam: se usuários conseguissem instalar o Steam em um PS4 rodando Linux, seria possível importar todos os seus jogos da loja da Valve para jogar no PS4.