A Nvidia, mais conhecida por produzir placas de vídeo, anunciou hoje uma espécie de supercomputador voltado para carros autônomos. Chamado de Nvidia Drive PX2, ele é equipado com 12 núcleos de processamento central e quatro unidades de processamento gráfico, e refrigeração líquida.

Ao todo, segundo a empresa, o poder de processamento do Drive PX2 equivale a “cerca de 150 Macbook Pros” trabalhando juntos. O supercomputador é capaz de 8 teraflops de poder de processamento, o que equivale a aproximadamente 6 placas de vídeo Titan X juntas.

publicidade

Aprendizado coletivo de carros

A principal função da Drive PX2 será a de processar e interpretar todas as imagens captadas pelos veículos sem motoristas. Essa, no entanto, será apenas parte das funções dela. A Nvidia também criará uma rede, chamada de DriveNet, por meio da qual os carros autônomos irão coletivamente aprendendo a dirigir, com base nas imagens captadas por si próprios todos os outros.

publicidade

Segundo a empresa, o poder de processamento de seus supercomputadores permitirá acelerar de 20 a 40 vezes o aprendizado coletivo dos automóveis. Em outras palavras, desenvolvimentos de algorítmos que levariam meses poderão ser realizados em dias.

A Nvidia anunciou que já está trabalhando com a Volvo para incorporar ess tecnologia em sua plataforma de carros autônomos. A Mercedes-Benz, a Audi e a Daimler também já estão testando a plataforma em versões customizadas de seus carros.