Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, criaram um processador que usa a luz no lugar da eletricidade para transmitir dados, o que o torna mais rápido. Em testes realizados em laboratório, o novo chip conseguiu atingir a velocidade de 300 Gbps, 50 vezes maior do que o normal.

Como funciona?

Os processadores tradicionais usam os circuitos elétricos para se comunicar uns com os outros e transferir informações. O problema é que para atingir uma velocidade alta, eles acabam consumindo muita energia elétrica.

publicidade

Para solucionar a questão, os pesquisadores usaram a fotônica. De acordo com o estudo, enviar dados usando a luz no lugar da eletricidade reduz a carga de energia do chip porque a luz pode ser enviada a distâncias mais longas, usando a mesma energia.

“Os circuitos integrados baseados na luz podem levar a mudanças radicais na computação e rede de arquitetura de chip, em aplicações que vão desde smartphones, supercomputadores e até grandes centros de dados”, conta Miloš Popović, professor da universidade. 

publicidade

Via Universidade do Colorado