A divisão de motos da BWM apresenta nesta edição da CES um capacete que exibe ao motorista informações em tempo real. O acessório funciona de um jeito parecido com a projeção no para-brisa de um carro, mas usa uma pequena tela multimídia na viseira no lugar do vidro do automóvel.

Reprodução

publicidade

A tecnologia, que recebe o nome de “head up display”, exibe do lado direito do capacete informações de trânsito, de velocidade, pressão dos pneus e nível combustível e óleo, além de alertar caso haja alguma situação perigosa. O objetivo é evitar que o motorista tire os olhos da rua ou estrada que percorre, diminuindo o risco de acidentes.

Reprodução

publicidade

O capacete é composto por um minicomputador e auto-falantes integrados, controlados do pelo usuário com as mãos. Há duas câmeras: uma frontal e uma traseira, que funciona como um retrovisor virtual. A BMW explica ainda que em viagens em grupo, algo comum para quem viaja de moto, será possível ver os outros membros do grupo que usarem o equipamento.

Reprodução

publicidade

O sistema, que ainda é apenas um conceito, poderá também ser adaptado em capacetes já existentes. De acordo com a montadora, a tecnologia deve chegar ao mercado nos próximos anos.

Via Gizmag

publicidade