A Novartis, empresa especializada em tecnologia na área da saúde, acaba de trazer ao Brasil três aplicativos que ajudam deficientes visuais ou pessoas com dificuldade para enxergar a se organizarem de forma segura. Os programas podem descrever objetos e até ajudar o usuário a encontrar estabelecimentos acessíveis.

O primeiro deles, ViaOpta Daily, é especialmente voltada para as tarefas do dia a dia. Com acesso à câmera do celular, o aplicativo oferece uma descrição do clima, uma lupa virtual e até detecta e reconhece os objetos que cruzam o caminho do usuário. Sob comando de voz, notificações sonoras e vibrações, o app pode, por exemplo, descrever a um deficiente visual a cor de uma peça de roupa.

Já o ViaOpta Nav funciona como um GPS. A partir do sistema de geolocalização do celular ou smartwatch, o aplicativo indica se na calçada onde o usuário está existe pavimentação tátil, dá coordenadas sobre como chegar ao destino de interesse e ainda identifica pontos de referência próximos.

O terceiro deles, porém, é um software educativo chamado ViaOpta Sim. Voltado para médicos, o aplicativo ajuda o paciente a entender doenças oculares, simulando a visão de quem tem glaucoma, retinopatia diabética, edema macular diabético, tração vítreo macular ou oclusão da veia central da retina.

publicidade

Os apps estão disponíveis gratuitamente e em português para Android e iOS.