LAS VEGAS* – No que depender da Qualcomm, dentro de algum tempo a sua rede Wi-Fi pouco dependerá de seu conhecimento técnico para se ajustar. Isso porque a empresa revelou o Wi-Fi SON, uma tecnologia que promete trazer um pouco mais de inteligência e autonomia ao roteador para que ele solucione praticamente todos os problemas da rede por conta própria. 

A sigla SON se refere à capacidade da rede de se organizar por conta própria: Self Organizing Network. Ela recebe esse nome exatamente por se organizar sozinha, priorizar tráfego e até mesmo proteger-se de ataques sem necessidade de interferência do usuário. 

publicidade

A tecnologia traz a funcionalidade plug and play para a instalação de roteadores e permite algo que fará a diferença para a nova geração de roteadores com múltiplas frequências de Wi-Fi: a possibilidade de trocar um dispositivo conectado de canal sem que ele perca sua conexão temporariamente no processo. 

No Olhar Digital, já explicamos as diferenças entre a frequência de 2,4 GHz e a de 5 GHz para o Wi-Fi neste link. A tecnologia do Wi-Fi SON é capaz de colocar cada dispositivo no canal que seja mais adequado à sua necessidade: se o celular estiver sofrendo na banda de 2,4 GHz, ele pode ser movido para a de 5 GHz, sem queda de conexão. Também é possível direcionar o tráfego para o dispositivo que mais precisa em determinado momento. 

publicidade

Por fim, uma outra funcionalidade interessante é a possibilidade proteger a rede automaticamente contra ciberataques. Se um dispositivo da rede for atacado, por exemplo, o Wi-Fi SON pode reconhecer o padrão incomum de uso e isolar o aparelho afetado, garantindo a segurança do restante da rede.

* O jornalista viajou a convite da Qualcomm