Nos dias finais da CES 2016 – uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, encerrada no último sábado, 9 -, a Panasonic resolveu fazer mais do que apresentar uma TV super-fina, como é comum durante o evento. Em vez disso, a empresa revelou o conceito de uma TV experimental que, quando não está sendo usada, se torna “invisível”.

Na prática, a tela LCD apresentada pela Panasonic fica transparente quando não está em uso, revelando o que está por trás sob uma espécie de “filtro” mais escuro. É como olhar para uma simples TV, mas sem todo o painel que normalmente sustenta a tela por trás em aparelhos convencionais. O resultado é uma TV que, quando está desligada, “desaparece” no ambiente em que estiver instalada.

Na demonstração da Panasonic, o aparelho foi colocado sobre uma parede repleta de prateleiras, revelando a decoração por trás da tela quando esta estiver desativada. Ligada, a TV se torna totalmente opaca e esconde por completo o que há por trás, como um televisor comum em resolução de 1080p. A tela ainda pode ser dividida, mostrando uma parte opaca e outra parte transparente.

Além disso, a TV ainda possui suporte a comandos de voz e por gestos, aplicativos e conexão com a internet. No entanto, a Panasonic não deu detalhes sobre como o aparelho funciona ou quando chegará ao mercado. A empresa disse apenas que o produto mostrado na CES é um protótipo, que ainda deve levar de dois a cinco anos para ser finalizado e finalmente levado ao público.

publicidade

Mesmo assim, o modelo experimental já é bem impressionante. Veja uma demonstração do aparelho no vídeo abaixo (começa em 1:25):

Via Tom’s Guide