O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou esta semana de um evento da Organização dos Estados Americanos (OEA), nos Estados Unidos, onde apresentou um pacto nacional criado pelo governo federal para diminuir os homicídios no Brasil. Em seu discurso, o ministro sugeriu que games baseados em violência incentivam a criminalidade.

“A violência é hoje cultivada e aplaudida, seja em esportes ou jogos de crianças pequenas”, disse Cardozo. “Outro dia ouvi um especialista dizer que nunca viu um game em que o vencedor é quem salva vidas, pois o vencedor é sempre quem mata. Essa cultura da exaltação da violência se projeta e acaba banalizando a violência, disseminando uma realidade perversa em que seres humanos podem aniquilar, ferir os outros, em atos que são socialmente reprovados.”

publicidade

Apesar do paralelo entre games e violência, o ministro disse que o plano nacional apresentado pelo governo vai estimular a integração das polícias, instalação de câmeras em regiões violentas, campanhas de reeducação e desarmamento, entre outras ações. A princípio, nenhuma política em relação a jogos eletrônicos deverá ser adotada.

Via BBC