A Apple lançou hoje um novo aplicativo gratuito voltado para músicos chamado Music Memos. Ele é semelhante ao Voice Memos, que permite gravar breves mensagens de voz e lembretes, mas com uma série de funções para que músicos registrem melodias, acordes e ideias de letra. Trata-se talvez de um dos produtos voltados para músicos mais simples da empresa, que também tem o GarageBand e o Logic Pro.

O aplicativo, segundo a empresa, é otimizado para gravar violões e pianos, mas também funciona com outros instrumentos. Além de registrar as ideias musicais, ele também é capaz de identificar instantaneamente acordes e notas tocadas pelo usuário.

Uma vez gravada a melodia ou sequência, o app também consegue descobrir a fórmula de compasso e oferecer opções de batidas e acompanhamentos para ela. O identificador de acordes também permite que o usuário ative uma linha de baixo automática para acompanhar seu rascunho de composição.

Também é possível editar o começo ou o fim da gravação para formar um loop contínuo e, é claro, acrescentar suas próprias anotações sobre cada parte ou acorde. Além disso, o aplicativo também oferece outras amenidades úteis, como um afinador. Ele pode sei baixado para iOS por aqui.