Estudantes de engenharia da Universidade de Oslo, na Noruega, construiram um drone que levantou 61kg e estabeleceu o recorde para maior carga útil já carregada por veículos desse tipo. O drone em questão recebeu o nome de “Megakopter“.

O Megakopter tem um total de 48 hélices divididas em seis grupos de oito, encaixadas em uma estrutura de alumínio e compensado. Sua construção exigiu 18 meses de trabalho da equipe. Além dos 61kg de carga, o Megakopter também precisou levantar 76,6 quilos de seu próprio peso.  O momento do recorde pode ser visto no vídeo abaixo:

De acordo com as determinações da Guinness, o drone deveria manter a carga elevada a mais de um metro de altura, por pelo menos 30 segundos. O Megakopter, porém, conseguiu manter a carga no ar por um período total de 37 segundos. O objetivo final dos estudantes é que ele seja eventualmente capaz de sustentar o peso de uma pessoa, o que o transformaria num veículo de voo pessoal.

publicidade

O recorde foi estabelecido em outubro de 2015, mas como a Guinness leva diversos meses para validar o feito, ele só foi divulgado agora.